sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Referência Nacional de Honorário Fisioterapêuticos

Valorização profissional! Fisioterapeutas devemos nos valorizar, confiram esta tabela de honorários!

É interessante como algumas pessoas não valorizam um atendimento de fisioterapia,quero deixar bem claro, algumas... é interessante porque muita gente paga em torno de R$40,00 pra mais um corte de cabelo por exemplo por 30min ou menos num salão de beleza e pra pagar esse valor ou mais  durante 40min ou 1h de atendimento de fisioterapia acham caro. Devemos nos valorizar, devemos levantar a bandeira da nossa profissão e lutar por isso. A Fisioterapia é uma profissão muito especial e que faz a diferença na vida das pessoas que dela usufruem e necessitam, e sei que muitas pessoas valorizam o atendimento fisioterapêutico. Mas pra quem acha caro e questiona, peço que reflitam sobre isso, porque quando vamos oferecer um trabalho personalizado nos dedicamos total ao atendimento, e isso deve ser valorizado, muitas coisas são feitas por amor, mas precisamos ter o reconhecimento, afinal é nossa profissão.     

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A história da Fisioterapia...


Etimologia: Physiotherapy = Fisioterapia / Physio: Agentes naturais/ Therapy: Cuidado, Tratamento, terapia. 

No dicionário da língua portuguesa: "Tratamento das doenças por agentes físicos".
No dicionário médico: "Tratamento com a utilização de agentes físicos naturaisou artificiais, como a água, a eletricidade, a radiação luminosa, frio e calor. Vale-se também, da atitude do repouso e do movimento. 

Resolução Coffito 8: Ciência aplicada tendo por objetivo de estudoso movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercusões psíquicas e orgânicas. 

Fisioterapeuta: é o profissional da área da saúde, a quem compete métodos e técnicas fisioterápicas, com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente (Lei 938, 13/10/1969).  

A história: 

"A Fisioterapia é uma arte milenar, desde a idade da pedra, o homem pré-histórico buscava o sol e as águas frias para amenizar sua dor. Com o passar do tempo viu-se que o calor, o frio, a eletricidade e o movimento contribuiram para promoção e recuperação das condições de saúde dando origem aos recursos fisioterapêuticos. 

A história da fisioterapia pode ser dividida em 4 fases: EMPÍRICA: até o século XIX, era somente empírica e não científica. ELETROTERAPIA: utilização de Ionto e galvanização na Segunda Guerra Mundial. FISIOTERAPIA PROPRIAMENTE DITA: entre a I e II Guerra Mundial. FISIOTERAPIA REABILITACIONAL: era preciso tratar dos mutilados da guerra para que eles se reintegrassem à sociedade, assim começou a ser aplicada a fisioterapia contemporânea. DÉCADA DE 30: no RJ e em SP, médicos experimentavam recursos físicos para minimizar as sequelas de seus pacientes. Estes médicos visavam a melhora clínica e física dos pacientes. Esses médicos passaram a ser conhecidos como médicos da reabilitação. Através de teses e trabalhos criou-se uma cultura de atenção diferenciada ao paciente voltada para a estrutura física, mental e sensorial. Na II guerra mundial, eram enviados os pracinhas que praticavam a fisioterapia em soldados da guerra. DÉCADA DE 50: em 1951 é criado na USP em SP, o primeiro curso técnico em fisioterapia com duração de um ano em período integral, oferecido para alunos com ensino médio completo e era ministrado por médicos. Os primeiros alunos formados eram chamados de fisioterapistas (denominação da época). Com o tempo entidades como a AACD e outras clínicas de saúde contratavam estes médicos. O tratamento era baseado em exercícios com carga, sem carga, massagens, uso do calor, luz, banhos, e recursos eletroterapêuticos rudimentares. Em 1958: criado o Instituto de Reabilitação anexo à cadeira de Ortopedia e Traumatologia da faculdade de Medicina da USP em resposta a uma crescente demanda de pacientes em busca da reabilitação devido as epidemias de poliomielite e pela II Guerra Mundial.  Ainda na década de 50, foi regulamentada pelo Ministério da Saúde a profissão de massagista sendo a categoria dividida da seguinte maneira: Massagistas e Massagistas práticos. Em 1959 em SP, foi criada a Associação Brasileira de Fisioterapeutas (ABF), com o objetivo de desenvolver a fisioterapia no Brasil, promover o aperfeiçoamento profissional e estabelecer parâmetros jurídicos para o exercício da profissão. Em 1962, A Associação Médica Brasileira (AMB) reconhece oficialmente a existência e importância da ABF. Em 1969, o Presidente Costa e Silva sofre um A.V.E.,sensibilizados com o bom tratamento fisioterapêutico dado ao presidente, a Junta Militar resolve decretar a criação da profissão. Os Ministros da Marinha, da Aeronáutica e do Exército decretam as criações das profissões de FISIOTERAPEUTA E TERAPEUTA OCUPACIONAL e seus auxiliares em 13 de outubro de 1969. No mesmo ano, a fisioterapia no Brasil foi regulamentada como profissão através do Decreto Lei nº 938 de 13/10/1969.    

fonte: http://www.slideshare.net/cabecinha20/aula-1-definioes-e-historia-da-fisioterapia

O que é ser FISIOTERAPEUTA...

Ser FISIOTERAPEUTA, é acima de tudo ter amor pelo que faz... ter o gosto em ajudar o outro, ter paciência, saber ouvir e saber instruir. É muitas vezes esquecer de si mesmo, se preocupando no trabalho, na doação, no paciente, esquecendo que também somos corpo em movimento, corpo que também sofre com as condições do dia a dia, corpo que precisa estar em equilíbrio tanto físico quanto espiritual, afinal precisamos estar em harmonia para assim levarmos harmonia a quem atendemos. Há alguns remotos anos atrás, fui beneficiada das técnicas fisioterapêuticas quando descobri um problema de coluna comum em meninas em fase de crescimento: a escoliose. Desde então sob orientação médica passei a realizar tratamento fisioterapêutico no intuito de buscar de volta o equilíbrio postural. Ao longo deste tratamento, pude ver o quão bela é esta profissão e o quão últil e eficaz é a fisioterapia e assim, continuei minha vida... Quando então chegou aquele momento decisivo na vida de um estudante, não precisei me perguntar qual profissão desejava seguir, mais que depressa me veio em mente o grande desejo de me tornar uma fisioterapeuta. Foi então que fui atrás desse sonho. Foi um sonho que levou 10 anos para ser alcançado, 10 anos de muita luta, dedicação, superação e, amor incessantes. Hoje com muito orgulho e muita honra posso dizer que SOU FISIOTERAPEUTA, consegui conquistar um de meus sonhos. Sou uma grande defensora da fisioterapia, pois através de recursos simples, técnicas e meios possíveis, conseguimos grandes resultados. Acredito que o segredo, a essência de cada fisioterapeuta está  no movimento, mover-se, ensinar o paciente a movimentar-se da maneira mais eficaz, reconhecendo suas articulações, suas capacidades corporais, a grande maioria dos problemas posturais que afetam a sociedade ocidental, são devido a vícios posturais, a falta de movimento. Resolvi criar este blog para compartilhar informações sobre a profissão de fisioterapeuta bem como as novidades na área. Dedico este blog às pessoas mais especiais na minha vida: meus pais, minha irmã, meu marido, e meus amigos de fé e também aos pacientes que já passaram e aos que irão passar pela minha vida! Seja bem-vindo e participe! Vamos divulgar quão bela é a nossa profissão para que assim cada vez mais seja valorizada e reconhecida!