Etimologia: Physiotherapy = Fisioterapia / Physio: Agentes naturais/ Therapy: Cuidado, Tratamento, terapia.
No dicionário da língua portuguesa: "Tratamento das doenças por agentes físicos".
No dicionário médico: "Tratamento com a utilização de agentes físicos naturaisou artificiais, como a água, a eletricidade, a radiação luminosa, frio e calor. Vale-se também, da atitude do repouso e do movimento.
Resolução Coffito 8: Ciência aplicada tendo por objetivo de estudoso movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercusões psíquicas e orgânicas.
Fisioterapeuta: é o profissional da área da saúde, a quem compete métodos e técnicas fisioterápicas, com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente (Lei 938, 13/10/1969).
A história:
"A Fisioterapia é uma arte milenar, desde a idade da pedra, o homem pré-histórico buscava o sol e as águas frias para amenizar sua dor. Com o passar do tempo viu-se que o calor, o frio, a eletricidade e o movimento contribuiram para promoção e recuperação das condições de saúde dando origem aos recursos fisioterapêuticos.
A história da fisioterapia pode ser dividida em 4 fases: EMPÍRICA: até o século XIX, era somente empírica e não científica. ELETROTERAPIA: utilização de Ionto e galvanização na Segunda Guerra Mundial. FISIOTERAPIA PROPRIAMENTE DITA: entre a I e II Guerra Mundial. FISIOTERAPIA REABILITACIONAL: era preciso tratar dos mutilados da guerra para que eles se reintegrassem à sociedade, assim começou a ser aplicada a fisioterapia contemporânea. DÉCADA DE 30: no RJ e em SP, médicos experimentavam recursos físicos para minimizar as sequelas de seus pacientes. Estes médicos visavam a melhora clínica e física dos pacientes. Esses médicos passaram a ser conhecidos como médicos da reabilitação. Através de teses e trabalhos criou-se uma cultura de atenção diferenciada ao paciente voltada para a estrutura física, mental e sensorial. Na II guerra mundial, eram enviados os pracinhas que praticavam a fisioterapia em soldados da guerra. DÉCADA DE 50: em 1951 é criado na USP em SP, o primeiro curso técnico em fisioterapia com duração de um ano em período integral, oferecido para alunos com ensino médio completo e era ministrado por médicos. Os primeiros alunos formados eram chamados de fisioterapistas (denominação da época). Com o tempo entidades como a AACD e outras clínicas de saúde contratavam estes médicos. O tratamento era baseado em exercícios com carga, sem carga, massagens, uso do calor, luz, banhos, e recursos eletroterapêuticos rudimentares. Em 1958: criado o Instituto de Reabilitação anexo à cadeira de Ortopedia e Traumatologia da faculdade de Medicina da USP em resposta a uma crescente demanda de pacientes em busca da reabilitação devido as epidemias de poliomielite e pela II Guerra Mundial. Ainda na década de 50, foi regulamentada pelo Ministério da Saúde a profissão de massagista sendo a categoria dividida da seguinte maneira: Massagistas e Massagistas práticos. Em 1959 em SP, foi criada a Associação Brasileira de Fisioterapeutas (ABF), com o objetivo de desenvolver a fisioterapia no Brasil, promover o aperfeiçoamento profissional e estabelecer parâmetros jurídicos para o exercício da profissão. Em 1962, A Associação Médica Brasileira (AMB) reconhece oficialmente a existência e importância da ABF. Em 1969, o Presidente Costa e Silva sofre um A.V.E.,sensibilizados com o bom tratamento fisioterapêutico dado ao presidente, a Junta Militar resolve decretar a criação da profissão. Os Ministros da Marinha, da Aeronáutica e do Exército decretam as criações das profissões de FISIOTERAPEUTA E TERAPEUTA OCUPACIONAL e seus auxiliares em 13 de outubro de 1969. No mesmo ano, a fisioterapia no Brasil foi regulamentada como profissão através do Decreto Lei nº 938 de 13/10/1969.
fonte: http://www.slideshare.net/cabecinha20/aula-1-definioes-e-historia-da-fisioterapia
Nenhum comentário:
Postar um comentário